VIDIGUEIRA
Cidade do Vinho 2013

vidigueira-cidade-vinho-2013

Na Reunião do Conselho Diretivo da AMPV, realizada no dia 6 Novembro de 2013, Vidigueira foi eleita Cidade do Vinho de 2013.

O Concelho da Vidigueira localiza-se no coração do Alentejo, entre Beja e Évora com uma população que ronda os 6.000 habitantes. O concelho destaca-se pelo seu valioso património monumental e histórico, como as ruinas de S. Cucufate e a ligação a Vasco da Gama, e pela sua paisagem ligada à cultura do Vinho, onde se produz o vinho histórico de talha.
A AMPV está a desenvolver desde 2009 o projeto Cidade do Vinho, cujo objetivo é lançar o desafio aos seus Municípios para criarem um plano criativo de atividades e eventos ligados ao vinho e à preservação da cultura das tradições do vinho, mas também, que promova o reforço dos laços, entre as pessoas e a sua terra, incentivando a participação ativa, de todos os cidadãos, nestas manifestações culturais, durante um ano. Este plano deverá ser apresentado através de uma candidatura, a qual é avaliada e eleita aquela que estiver mais próxima dos objetivos traçados para este projeto.
A Cidade do Vinho do Ano deverá nutrir um interesse especial na preservação da sua incomparável paisagem e na sua diversidade cultural, ligada ao vinho e ao seu património, deverá assumir uma particular responsabilidade na manutenção da herança cultural do vinho e de ter uma participação ativa no seu desenvolvimento sustentável.

Fonte: AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Website: www.vidigueiracidadedovinho.pt

TOP